Doenças Renais: fique alerta!

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais, sendo que 60% desconhecem essa situação. Aumentando o número de diagnósticos em estágios avançados. Entre as doenças renais mais comuns podemos citar os cálculos renais, infecções, cistos, tumores e perda da função renal (insuficiência renal).

Para saber mais continue lendo e conheça os principais sintomas e fatores de risco destas doenças.

Qual é a função do rim?

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo, sua principal função é a ‘limpeza do sangue’, por meio do controle dos resíduos e da água no organismo. São responsáveis também pela produção de hormônios que podem impedir a anemia e a descalcificação óssea. Quando não funcionam direito, podem causar desequilíbrios graves em nosso metabolismo.

Principais doenças renais:

  • Cálculos renais (pedra nos rins)

Mais conhecido como pedra nos rins, os cálculos renais são formados, principalmente, devido à baixa ingestão de líquido e alto consumo de sal e proteínas.

Em alguns casos, as pedras podem se movimentar e descer pelo canal da uretra, causando muita dor, devido à obstrução do fluxo urinário e dilatação do rim. Podem ser complicadas por infecção urinária e chegam a causar risco de vida. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, no entanto, a desobstrução do rim deve se dar dentro das primeiras 2 ou 3 semanas para evitar perda definitiva da função renal.

  • Infecção renal ou pielonefrite

A condição é causada por uma bactéria na bexiga, a cistite, que ao subir até o rim, causa febre e dor do lado comprometido. O tratamento deve ser com antibiótico e muitas vezes requer internação hospitalar.

  • Cistos renais

A principal característica desta doença é o surgimento de “bolhas” no meio do rim. Sendo mais comum surgir em pessoas com mais de 40 anos. Os cistos são diagnosticados por exames de rotina e na maioria das vezes não causam problemas ou sintomas, e nem requer tratamento, sendo indicado apenas o acompanhamento e controle médico. Algumas vezes podem ser confundidos com tumores, por este motivo é importante a realização dos exames de rotina, principalmente, após os 40 anos.

  • Tumor ou câncer de rim

Considerado como raro, o tumor ocorre devido à alta frequência dos cistos renais. Porém, diferente do cisto, que contêm líquido no seu interior, os tumores são lesões sólidas. Muitas vezes são malignos, mas, se tratados no início, há muita chance de cura. Quase sempre o tratamento é cirúrgico e, na maioria das vezes, com preservação do rim e cirurgia menos invasiva.

  • Perda da função renal (insuficiência renal)

Popularmente conhecida como insuficiência renal, a perda da função renal ocorre quando o rim perde a capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue. Doenças como diabetes e hipertensão arterial não controladas podem causar a deterioração renal progressiva, elevando a necessidade de hemodiálise e/ou transplante para seu tratamento. Por isso, indivíduos com esses distúrbios devem ter acompanhamento e tratamento rigorosos.

Sintomas das doenças renais

Na maioria dos casos, as doenças renais são silenciosas, sendo descobertas muitas vezes em seu estágio avançado, dificultando assim seu tratamento. Porém, como os diagnósticos podem ser realizados por meio de exames simples de sangue e urina, a realização periódica de check-ups médicos é muito importante, pois, facilita o detectamento precoce, aumentando as chances de cura da doença.

Quais são os fatores de risco?

As doenças renais, geralmente, são desencadeadas devido à baixa ingestão de líquidos, o alto consumo de sal, proteínas (incluindo suplementos) e analgésicos ou provenientes de complicações de doenças como infecções urinárias recorrentes, diabetes ou hipertensão arterial.

Diante de todas as informações, podemos concluir que a realização das consultas preventivas é de extrema importância para a manutenção da saúde renal, principalmente por pessoas com histórico famíliar das doenças e com mais de 40 anos.